O que acham de regras simplificadas para Aliados em 3D&T Alpha?
Por que simplificar os Aliados?
Não sei o que acontece em suas mesas de 3D&T Alpha, mas sempre tive problemas em gerenciar fichas de aliados, familiares e criaturas mágicas invocadas. Fora do combate já era uma complicação e quando a luta começava, a coisa desandava de vez. Em um primeiro momento, proibir me pareceu o melhor caminho, mas depois, já me bateu a culpa de estar limitando o material disponível para os jogadores.
Outra parte deste problema é o protagonismo dos personagens, afinal é para eles serem os heróis da trama e não meros espectadores. O palco está montado para que brilhem como protagonistas e não para assistirem o heroísmo de um aliado ou criatura mágica. Na minha opinião, a posição dos personagens não jogadores é a de coadjuvantes, uma a escada para os aventureiros alcançarem o seu papel de destaque na mesa.
Dito isso, a matéria sobre Aliados da Dragão Brasil 126 veio como uma luva para solucionar este “problema”. Como ainda não temos nada oficial para 3D&T Alpha, resolvi fazer esta pequena adaptação. Espero que gostem dela.
Aliado (1 ponto cada)
Você tem um companheiro com quem pode contar. Pode ser uma pessoa, animal ou mecha, à sua escolha.
O Aliado é um NPC simplificado, que não têm um turno na iniciativa, não podem ser atacados, nem realizam ações. Em vez disso, cada aliado ajuda um personagem, fornecendo um bônus que depende do tipo do aliado.
Como usar um Aliado
Cada aliado pode ajudar apenas um personagem por vez. Se o jogador quiser, pode passar o apoio de seu próprio aliado para outro personagem. Isso não consome nenhuma ação — mas, durante a rodada da troca, o aliado não fornece bônus para ninguém.
Tipos de Aliados
Estes são exemplos de aliados e seus respectivos bônus, mas o mestre é livre para criar outros.
Atirador
Um arqueiro, besteiro ou outro combatente à distância.
- Você recebe FA+2 para ataques à longa distância e pode gastar 3 PMs para aumentar este bônus para +1d* até o começo do seu próximo turno.
Combatente
Um bucaneiro, guerreiro, paladino ou animal de caça.
- Você recebe FA+2 e pode gastar 2 PMs para fazer um ataque extra no seu turno.
Conselheiro
Um bardo, nobre ou sábio que ajuda com palavras firmes ou encorajadoras.
- Você recebe +2 em testes de três perícias.
Curandeiro
Um clérigo, druida, herbalista ou outro NPC com capacidades curativas.
- Você pode gastar 2 PMs para recuperar 2d PVs ou remover uma aflição, como doenças, venenos, cegueira ou paralisia.
Fortão
Um bárbaro, lutador ou outro tipo que bate primeiro e pensa depois.
- Você recebe FA+2 para ataques corpo-a-corpo e pode gastar 3 PMs para aumentar este bônus para +1d* até o começo do seu próximo turno.
Guardião
Um cavaleiro, miliciano, guarda-costas, animal de guarda ou outro NPC cuja função primária é proteger.
- Você recebe A+1 e pode gastar 3 PMs para aumentar este bônus para +1d* até o começo do seu próximo turno.
Montaria
Um animal de montaria ou engenho mágico/ tecnológico que possa transportá-lo.
- Você recebe Testes de Resistência +1 e um movimento extra por turno.
* Efeitos que adicionam dados adicionais a FA ou FD podem acumular críticos. Por exemplo, o Atributo é duplicado se o primeiro dado for um 6 e triplicado caso se consiga um 6 no segundo dado, e assim por diante.
Familiar
Expandindo um pouco a ideia, você pode substituir a vantagem Familiar pela versão simplificada de Aliado apresentada acima.
Magias
Finalmente, a versão simplificada de Aliado pode ser usada no lugar das criaturas mágicas invocadas pelas magias Criação de Mortos-Vivos e Criatura Mágica. Considere que para cada 3 PMs gastos nesta magia um Aliado é criado. Para a versão Criatura Mágica Superior, cada 2 PMs gastos criam um Aliado. Finalmente, para cada 1 PM usado em Criatura Mágica Suprema, um Aliado é gerado.
Sugestões
Então, o que acharam desta simplificação da vantagem Aliado para 3D&T Alpha?
A ideia é muito boa e bem vinda… porém deve-se analisar outros fatores: a vantagem Parceiro… que funciona junto de Aliado, como funcionaria? E se meu familiar, tivesse na ficha dele voo para evitar ser afetado por algo, como uma queda… como eu contabilizaria? Ou meu Aliado ter alguma vantagem que beneficie ou prejudique? Se for tratar apenas como bônus ok… sua ideia, como eu disse antes, é excelente mesmo… só que teria que analisar todo contexto que depende de Aliado…. tipo, metabots…. para formar um Aliado Supremo… ou Aliado Exército, ou horda…. a própria vantagem Parceiro… e Equipamentos, que provavelmente seria mais forte que um Aliado… por que teria pontos a serem distribuídos nas características e vantagens. Se tu já pensou nesses outros elementos… compartilhe também… sempre é bacana essa parte de regras alternativas que melhorem o sistema funcional durante a aventura.
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Primeiro, obrigado por comentar.
Vamos as respostas
A ideia do artigo é simplificar, para que o jogador não tenha que controlar mais de uma ficha de personagem. Então, nós teremos a perda em customização para conseguir ganho em simplicidade.
Exemplos:
No caso do voo do Familiar ou as vantagens do Aliado é algo que se perde mesmo, a minha sugestão, é deixar a customização para o seu personagem mesmo.
Parceiro, eu vejo duas opções, ou se ignora a vantagem mesmo ou você pode colocar que parceiro te permite agir 2 vezes na rodada por um custo de 5 PMs por rodada.
Combinar os Aliados é bem tranquilo, pois os seus bônus já são cumulativos. Até pode ser colocado um aliado mais caro , que tenha a função de aumentar a escala do personagem em 1 nível.
Finalizando, lógico que se criar fichas para aliados, mesclar com parceiro e coisas do tipo, te garantem mais pontos. Eu mesmo, tenho personagens de 5 pontos, que equivalem a versões de 10 – 15 pontos, só usando estas brechas. Todavia, isso traz bastante complicações na mesa de jogo.
A questão, é como você e o seu grupo preferem jogar na mesa, algo mais customizável ou algo mais simples.
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Bacana!!! A ideia é massa msm. Quanto a ignorar a vantagem Parceiro, acho bem viável, já que existe aquele lance de ter muitas vantagens desequilibradas… e gostei sim da ideia alternativa.
Se possível… e como sugestão do próximo post, de quem acompanha o blog e curte as matérias (eu, hehe)… faça alguma adaptação sobre Equipamentos… seja a própria vantagem ou alguma regra alternativa para seus usos… confesso que ainda me incomoda a vantagem em si… pois não acredito que representa bem todo conjunto de armas, armaduras (normais ou tecnológicas), pistolas, veículos e etc…
Se tu seguir essa regra de simplificação para equipamentos (que realmente facilita e acelera bastante o jogo), acredito que será muito bem-vinda.
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Equipamento é bem quebrado né, tipo ele eleva em muito a apelação de aliado + parceiro e torna o manejo da ficha bem complicado.
Normalmente, eu prefiro tratar o Equipamento como parte da ficha do personagem, justificando algum atributo ou vantagem como se fosse o Equipamento/Item Mágico em si.
Uma outra opção, seria fazer Equipamento ser como a vantagem regional de Aventureiro Nato:
Equipamento (1 ponto)
Você pode pagar o dobro do valor em PMs em vez de PEs para usar um Poder Surpreendente ou Magia Surpreendente (veja em Utilidade da Experiência no Manual 3D&T Alpha, pág. 142).
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