O que acham de regras simplificadas para Aliados em 3D&T Alpha?

Por que simplificar os Aliados?

Não sei o que acontece em suas mesas de 3D&T Alpha, mas sempre tive problemas em gerenciar fichas de aliados, familiares e criaturas mágicas invocadas. Fora do combate já era uma complicação e quando a luta começava, a coisa desandava de vez. Em um primeiro momento, proibir me pareceu o melhor caminho, mas depois, já me bateu a culpa de estar limitando o material disponível para os jogadores.

Outra parte deste problema é o protagonismo dos personagens, afinal é para eles serem os heróis da trama e não meros espectadores. O palco está montado para que brilhem como protagonistas e não para assistirem o heroísmo de um aliado ou criatura mágica. Na minha opinião, a posição dos personagens não jogadores é a de coadjuvantes, uma a escada para os aventureiros alcançarem o seu papel de destaque na mesa.

Dito isso, a matéria sobre Aliados da Dragão Brasil 126 veio como uma luva para solucionar este “problema”. Como ainda não temos nada oficial para 3D&T Alpha, resolvi fazer esta pequena adaptação. Espero que gostem dela. 

Aliado (1 ponto cada)

Você tem um companheiro com quem pode contar. Pode ser uma pessoa, animal ou mecha, à sua escolha. 

O Aliado é um NPC simplificado, que não têm um turno na iniciativa, não podem ser atacados, nem realizam ações. Em vez disso, cada aliado ajuda um personagem, fornecendo um bônus que depende do tipo do aliado. 

Como usar um Aliado

Cada aliado pode ajudar apenas um personagem por vez. Se o jogador quiser, pode passar o apoio de seu próprio aliado para outro personagem. Isso não consome nenhuma ação — mas, durante a rodada da troca, o aliado não fornece bônus para ninguém.

Tipos de Aliados

Estes são exemplos de aliados e seus respectivos bônus, mas o mestre é livre para criar outros.

Atirador

Um arqueiro, besteiro ou outro combatente à distância. 

  • Você recebe FA+2 para ataques à longa distância e pode gastar 3 PMs para aumentar este bônus para +1d* até o começo do seu próximo turno.

Combatente

Um bucaneiro, guerreiro, paladino ou animal de caça. 

  • Você recebe FA+2 e pode gastar 2 PMs para fazer um ataque extra no seu turno.

Conselheiro

Um bardo, nobre ou sábio que ajuda com palavras firmes ou encorajadoras. 

  • Você recebe +2 em testes de três perícias.

Curandeiro

Um clérigo, druida, herbalista ou outro NPC com  capacidades curativas.

  • Você pode gastar 2 PMs para recuperar 2d PVs ou remover uma aflição, como doenças, venenos, cegueira ou paralisia.

Fortão

Um bárbaro, lutador ou outro tipo que bate primeiro e pensa depois.

  • Você recebe FA+2 para ataques corpo-a-corpo e pode gastar 3 PMs para aumentar este bônus para +1d* até o começo do seu próximo turno.

Guardião

Um cavaleiro, miliciano, guarda-costas, animal de guarda ou outro NPC cuja função primária é proteger.

  • Você recebe A+1 e pode gastar 3 PMs para aumentar este bônus para +1d* até o começo do seu próximo turno.

Montaria

Um animal de montaria ou engenho mágico/ tecnológico que possa transportá-lo.

  • Você recebe Testes de Resistência +1 e um movimento extra por turno.

* Efeitos que adicionam dados adicionais a FA ou FD podem acumular críticos. Por exemplo, o Atributo é duplicado se o primeiro dado for um 6 e triplicado caso se consiga um 6 no segundo dado, e assim por diante.

Familiar

Expandindo um pouco a ideia, você pode substituir a vantagem Familiar pela versão simplificada de Aliado apresentada acima.

Magias

Finalmente, a versão simplificada de Aliado pode ser usada no lugar das criaturas mágicas invocadas pelas magias Criação de Mortos-Vivos e Criatura Mágica. Considere que para cada 3 PMs gastos nesta magia um Aliado é criado. Para a versão Criatura Mágica Superior, cada 2 PMs gastos criam um Aliado. Finalmente, para cada 1 PM usado em Criatura Mágica Suprema, um Aliado é gerado.

Sugestões

Então, o que acharam desta simplificação da vantagem Aliado para 3D&T Alpha?